Sobre o Curso:

O curso de ukulelê do Quintal das Artes é um curso voltado para pessoas que queiram aprender a tocar um instrumento que vem ganhando cada vez mais espaço e popularidade. Da família das cordas, o ukulelê é um instrumento leve, geralmente de madeira e no formato de um pequeno violão de quatro cordas. O Ukulelê teve origem no século XIX por cultivadores de cana-de-açúcar no Havaí. Atualmente é utilizado por músicos como Chay Suede, Bruno Mars, Eddie Vedder, Marisa Monte, Paul McCartney, Jack Johnson e Clarice Falcão.

Objetivos:

O principal objetivo do curso é oferecer a possibilidade de desenvolvimento das habilidades motoras e criativas do aluno, além de explorar as diversas técnicas que o instrumento oferece (solo e acompanhamento), bem como apresentar um histórico profundo sobre sua origem, evolução e utilização. O curso busca ainda, estimular no aluno a prática da experimentação e do improviso, para que assim, possa desenvolver um estilo próprio e explorar todas as potencialidades que este emblemático instrumento oferece.

Público Alvo:

Voltado a entusiastas do Ukulelê, desde amadores que acabaram de conhecer o instrumentos até músicos profissionais que desejam utilizá-lo

CONTEÚDO DO CURSO

  1. Breve Histórico do Ukulelê
  2. Nomenclatura do Ukulelê
  3. Tipos de Ukulelê, suas medidas e suas afinações
  4. Como afinar seu Ukulelê
  5. Seu Ukulelê ouvindo o tom (Vídeo)
  6. Utilizando o método tradicional de afinação
  7. Conhecendo a Escala do Ukulelê
  8. Tablatura para Ukulelê
  9. Entendendo a Tablatura
  10. Principais acordes utilizados no Ukulelê
  11. Entendendo as cifras
  12. Cifras básicas para Ukulelê
  13. Tablaturas
  14. Sequência de acordes para iniciante
  15. Músicas cifradas

Professor:

Gustavo

Guitarrista e Violonista, técnico em música formado pela Faculdade e Conservatório Souza Lima, com extensão SL Rock, voltada exclusivamente à prática de rock. Atua profissionalmente como guitarrista da banda Rock State de Limeira que traz em seu repertório diversas vertentes do rock. Participa ainda do projeto InDuo, que contempla vários ritmos do repertório da música popular brasileira além do jazz.

Qual a sua área de interesse?